Japão em alerta em meio à propagação da variante Ômicron
No Japão, a variante Ômicron do coronavírus chinês prepara as autoridades sanitárias para o pior cenário possível. A cepa já foi identificada em 14 prefeituras.
As autoridades confirmaram 58 infecções pela Ômicron em todo o país, que incluem casos não rastreáveis em Tóquio, Osaka, Kyoto, Aichi e Fukuoka.
A maioria das infecções está sendo confirmada entre os passageiros de vôos que retornam do exterior. As autoridades sanitárias estão, agora, se preparando para rastrear o movimento de milhares de colegas de viagem considerados como tendo entrado em contato próximo com essas pessoas.
O governo está solicitando contatos próximos para permanecer em hotéis designados durante duas semanas e fazer testes PCR a cada poucos dias.
Alguns, que têm que cuidar de crianças ou outros membros da família, estão autorizados a ficar em casa. Mas eles são obrigados a fazer o mesmo número de testes PCR que fariam em instalações designadas. Eles devem submeter suas amostras aos oficiais de saúde que visitam suas casas.
O número crescente de contatos próximos da Ômicron está aumentando a pressão sobre os centros de saúde pública. Takanohashi Migiko do Centro de Saúde de Shinagawa disse: “Já temos as mãos cheias com contatos próximos. Não seremos capazes de administrar se a transmissão comunitária aumentar”.
Enquanto isso, o governo está pronto para fornecer o molnupiravir oral COVID-19 para os hospitais designados pela prefeitura. Espera-se que o pessoal médico comece a administrá-lo depois de segunda-feira (27).
As autoridades confirmaram um total de 263 infecções por coronavírus chinês em todo o Japão neste domingo (26). A média semanal de novos casos diários está aumentando, e as autoridades sanitárias alertam para um risco maior de infecção à medida que as viagens de férias de Ano Novo se aproximam.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am