Japão e EUA concordam em reforçar seu poder de dissuasão
Diplomatas do Japão e dos Estados Unidos têm compartilhado a oposição às tentativas unilaterais da China de mudar o “status quo” no Mar da China Oriental. Eles concordaram com a necessidade de reforçar as capacidades de dissuasão da aliança Japão-EUA.
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, e o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, conversaram durante 25 minutos neste sábado (11) à margem de uma reunião de dois dias de ministros das Relações Exteriores do Grupo das Sete Nações na Inglaterra.
No início da reunião, eles expressaram o prazer de se encontrarem pessoalmente pela primeira vez na cidade de Liverpool, que está profundamente ligada aos Beatles. Ambos costumavam tocar em bandas musicais.
Hayashi e Blinken trocaram opiniões sobre a China, Coréia do Norte e outras questões regionais.
À luz do ambiente de segurança regional cada vez mais severo, eles concordaram que seus países continuarão a trabalhar em conjunto para aumentar a capacidade de dissuasão e resposta de sua aliança.
Hayashi e Blinken também concordaram com a necessidade de garantir a paz e estabilidade no Estreito de Taiwan e concordaram em cooperar para a realização de uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
Eles também concordaram em acelerar os ajustes no cronograma para que o Primeiro-Ministro japonês, Kishida Fumio, pudesse visitar os EUA mais cedo, bem como realizar uma reunião chamada de “dois mais dois” de ministros das Relações Exteriores e da Defesa.
As autoridades declaram que Hayashi e Blinken não discutiram o boicote diplomático dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am