EUA assinalam o 80º aniversário do ataque a Pearl Harbor pelo Japão
Os Estados Unidos marcaram o 80º aniversário do ataque japonês a Pearl Harbor. Parentes dos que morreram se uniram aos veteranos para uma cerimônia memorial no local, no Havaí.
Um momento de silêncio foi observado às 7h55 da manhã, quando o ataque começou, em 7 de dezembro de 1941. A Marinha Imperial Japonesa atacou a base naval e os múltiplos aeródromos do exército. Mais de 2.400 americanos morreram. O ataque fez com que os EUA entrassem imediatamente na Segunda Guerra Mundial.
O Secretário da Marinha dos EUA, Carlos Del Toro, disse que os EUA nunca vacilarão na defesa da paz e segurança forjadas com o sacrifício daquela grande geração. Ele disse que os americanos carregarão seu legado para sempre.
Não são muitos aqueles que sobreviveram ao ataque que ainda estão vivos. A Associated Press informou que se esperava que cerca de 30 deles comparecessem à cerimônia, juntamente com cerca de 100 outros veteranos da Segunda Guerra Mundial. Eles não puderam se reunir no ano passado por causa da pandemia do coronavírus chinês.
O presidente dos EUA, Joe Biden, marcou o aniversário ao visitar o Memorial da Segunda Guerra Mundial em Washington. Ele divulgou uma declaração celebrando o valor de todos os que defenderam o país e recomprometendo os EUA à paz e à reconciliação.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am