Começa a pesquisa para descarga de água tratada em Fukushima
O operador da usina nuclear Fukushima Daiichi iniciou uma pesquisa enfadonha para construir um túnel submarino, para liberar água radioativa tratada da instalação.
A água, usada para resfriar o combustível nuclear derretido, é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos, mas ainda contém trítio e outros materiais ativos.
O governo japonês planeja liberar a água no oceano por volta da primavera de 2023, depois de diluí-la para níveis inferiores aos estabelecidos nas regulamentações nacionais.
Antes da construção, a Tokyo Electric Power Company, ou TEPCO, começou a perfurar o fundo do mar na terça-feira (14) à tarde a 700 metros da usina.
A TEPCO planeja realizar mais perfuração de sondagens a 400 metros e um quilômetro da costa.
A empresa planeja cavar até 21 metros no fundo do mar, no local mais profundo, e recolher amostras de lama e rochas para examinar seus componentes e dureza.
As vistorias devem levar de 5 a 10 dias para cada local. A TEPCO planeja usar os dados resultantes para determinar a rota do túnel.
As comunidades locais e os críticos estão expressando preocupações de que a descarga planejada poderia causar a disseminação de informações errôneas sobre a segurança dos produtos marinhos locais.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am