13.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  11:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cinco sobremesas de Natal italianas que você deve experimentar

Se você já provou um típico café da manhã italiano de doces de corneto, donuts de ciambelle, tartes de crostata, ou apenas... bolo, você saberá que os italianos têm um sabor para doces altamente desenvolvido.

Cinco sobremesas de Natal italianas que você deve experimentar

Se você já provou um típico café da manhã italiano de doces de corneto, donuts de ciambelle, tartes de crostata, ou apenas… bolo, você saberá que os italianos têm um sabor para doces altamente desenvolvido.

Isto é especialmente observado no Natal, quando as prateleiras dos supermercados e da delicatessen estão empilhadas com doces sazonais nacionais e locais.

Aqui, escolhemos cinco das sobremesas de inverno mais conhecidas da Itália.

Dirija-se à sua loja italiana local, ou se você estiver se sentindo ambicioso, coloque um avental e experimente estas sobremesas de Natal ao estilo italiano.

Panetone
Milão reivindica este bolo em forma de cúpula, feito de pão brioche doce, geralmente com pedaços de frutas cristalizadas.

Quando o período de Natal se aproxima, você verá caixas de panetone empilhadas do chão até a cintura em cada supermercado que entrar.

Um panettone padrão de supermercado é simples e acessível, mas criações mais elaboradas de uma verdadeira pasticceria podem ser aromatizadas com qualquer coisa, desde pedaços de chocolate até creme de pistache, e podem custar até dezenas de euros.

A traditional panettone.
A traditional panettone

Pandoro
Mais ou menos semelhante a um panetone, mas mais denso, mais rico, mais alto e com um sabor e textura um pouco mais delicados, o pandoro vem de Verona.

Fiel ao seu nome (pandoro = pão dourado), o pandoro é de cor amarelo-ouro. Fica situado mais alto que um panetone e é assado em forma de estrela, com a base mais larga que a parte superior.

Um pandoro é, normalmente, servido simples com um pó de açúcar de confeiteiro (muitas vezes fornecido em um pacote separado, a ser adicionado logo antes de servir, agitando junto com o bolo em seu invólucro de celofane para revestir completamente seu exterior).

Os favoritos nacionais, pandoro e panettone são as duas sobremesas que você provavelmente encontrará procurando destaque em qualquer mesa de jantar de Natal italiana. Algumas famílias se orgulharão de declarar sua preferência por uma em detrimento da outra; outras se recusam a ter preferência, e compram ambas.

A Christmas pandoro.
A Christmas pandoro

Certosino
Talvez a coisa mais próxima que a Itália tem de um bolo de Natal britânico, esta especialidade bolonhesa que data da Idade Média é uma mistura rica e frutada feita com farinha, amêndoas, pinhões, uma mistura de frutas cristalizadas e cozidas, canela, xarope de vinho, cacau e chocolate.

Outro nome para um certosino é panspeziale. Não está claro se o speziale se refere ao speziali, ou aos boticários, que originaram a receita, tornando-o “pão boticário”, ou se vem da palavra dialeto local para “especial”, tornando-o “pão especial”.

Como um bolo de Natal, é melhor deixar um certosino envelhecer por várias semanas depois de cozido e depois decorado com frutas cristalizadas, nozes e amêndoas e pincelado com mel morno ou geléia antes de servir.

Bologna's Christmas Cake: Certosino – Bologna Uncovered
Certosino, Bologna christmas cake

Struffoli
Uma especialidade da cidade sulista de Nápoles, os struffoli são pequenas bolinhas de massa frita doce e frutada, em forma de donut, misturada com casca de laranja e limão, revestida com mel e coberta com pingos coloridos e frutas cristalizadas.

Antigamente eles eram cozidos por freiras em conventos, que os entregavam como presentes no Natal para famílias aristocráticas ricas que haviam sido especialmente generosas em suas doações aos pobres.

Os Struffoli são tradicionalmente moldados em uma grinalda de Natal ou empilhados em um monte pontiagudo para se assemelharem a uma árvore de Natal.

File:Struffoli.JPG
Neapolitan struffoli

Torrone
Quando você vê este nougat branco com nozes aparecer nas lojas e mercados, envolto em plástico transparente e amarrado com uma fita, você sabe que o Natal não está muito longe.

Exatamente qual parte da Itália pode reivindicar a origem do torrone italiano é um pouco contestada. Alguns dizem Cremona, no norte da Lombardia; outros dizem Sicília, no sul, tendo adaptado uma receita do Oriente Médio.

O que é geralmente aceito é que seu nome vem do latim torrere, que significa “torradas”, pois as nozes contidas na torrone devem primeiro ser torradas para trazer um aroma caramelizado e uma textura crocante.

As amêndoas são, provavelmente, as nozes mais populares para serem usadas em torrone, mas as avelãs ou pistácios são alternativas muito populares.

Homemade Torrone Italian Nut Nougat - xoxoBella
Homemade Torrone Italian Nut Nougat