China promete responder às ações dos EUA em Xinjiang
A China advertiu que pode tomar medidas compensatórias, depois que os Estados Unidos estabeleceram sações para punir Pequim por violações dos direitos humanos na Região Autônoma de Xinjiang Uygur.
O governo americano anunciou novas sanções contra mais de 40 empresas e entidades tecnológicas chinesas na quinta-feira (16). O Senado americano votou, no mesmo dia, para aprovar um projeto de lei que efetivamente proíbe as importações de Xinjiang.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse na sexta-feira (17) que Pequim deplora e rejeita fortemente as ações dos EUA.
Ele acusou Washington de estender em demasia a idéia de segurança nacional e de inventar desculpas para abusar dos controles de exportação.
Wang exortou os EUA a corrigir imediatamente seu erro. Ele acrescentou que a China tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar resolutamente os direitos e interesses legítimos das instituições e empresas chinesas.
- Evento na Villa Infinity destaca segurança no trânsito - 14 de março de 2026 9:07 am
- TEPCO suspende geração de energia em usina nuclear de Niigata - 14 de março de 2026 7:21 am
- Câmara Baixa do Japão aprova orçamento recorde para 2026 - 14 de março de 2026 7:07 am























