China pode usar exercícios militares para invadir Taiwan
O Ministério da Defesa de Taiwan advertiu que a China pode destacar forças perto de Taiwan com o pretexto de conduzir exercícios e depois usá-las para uma invasão.
Um relatório do ministério apresentado à legislatura taiwanesa diz que, sob o pretexto de exercícios militares, a China pode implantar forças nas costas leste e sul da China. Além disso, ele disse que Pequim pode enviar navios de guerra para o Pacífico Ocidental de forma a cercar Taiwan.
As forças poderiam então disparar mísseis e iniciar operações de aterrissagem a fim de derrotar Taiwan no menor tempo possível com o mínimo de perdas.
O documento, entretanto, acrescenta que os militares chineses teriam dificuldade para pousar e fornecer tropas, já que sua capacidade de transporte ainda é limitada.
Também aponta que atualmente é difícil para os militares chineses concentrar recursos em Taiwan, já que este país está sendo monitorado pelos Estados Unidos e Japão. As contínuas disputas do país com a Índia e o Vietnã são outro obstáculo.
O relatório é apresentado quando as autoridades de defesa de Taiwan tentam assegurar um orçamento adicional para produzir mísseis de longo alcance e melhorar sua capacidade de dissuasão.
O relatório adverte sobre a pressão cada vez maior dos militares chineses. O ministro da defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, disse anteriormente que a China será capaz de invadir totalmente Taiwan até 2025.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am