Cerimônia memorial é realizada pelo Japão e EUA por mortos na guerra em Ioto
Grupos de pessoas do Japão e dos Estados Unidos realizaram uma cerimônia memorial na ilha do Pacífico de Ioto, para soldados que morreram em uma feroz batalha durante a Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 21.900 soldados japoneses e cerca de 6.800 militares americanos perderam suas vidas na ilha, também conhecida como Iwojima, perto do fim da guerra em 1945.
A cerimônia conjunta Japão-EUA é normalmente realizada a cada março. Mas devido à pandemia do coronavírus chinês, a cerimônia deste ano foi realizada neste sábado (11), limitando drasticamente o número de participantes a cerca de 40.
Durante a cerimônia, Teramoto Tetsuro, o chefe de uma organização de famílias de soldados japoneses que haviam perecido na batalha, falou aos participantes.
Ele disse que é preciso lembrar que a paz e a prosperidade nos dois países foram construídas sobre o sacrifício honroso feito por soldados corajosos que amavam seus países, comunidades e famílias, bem como sobre os esforços persistentes dos cidadãos das duas nações.
A vice-chefe interina da Missão, Karin Lang, da Embaixada dos EUA no Japão disse que desde a batalha, o Japão e os EUA puseram de lado a inimizade e abraçaram a reconciliação, o que fomentou a amizade e a parceria, servindo de exemplo para o mundo inteiro.
Ela disse que, através deste compromisso mútuo, o serviço e o sacrifício dos homens de ambas as nações serão lembrados para sempre.
Os participantes ofereceram flores e orações silenciosas para as vítimas.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















