Candidatos pró-Pequim vencem eleição em Hong Kong
Os candidatos pró-Pequim ganharam quase todas as 90 cadeiras disputadas nas eleições do Conselho Legislativo de Hong Kong em meio a um recorde de baixa participação.
No domingo (19), Hong Kong realizou sua primeira votação no Conselho Legislativo desde que a reforma eleitoral foi realizada sob o comando do presidente chinês, Xi Jinping, para garantir o “princípio dos patriotas que administram Hong Kong”. Um total de 153 pessoas estiveram presentes para os 90 assentos.
Os partidos pró-democracia não apresentaram nenhum candidato porque a reforma estabeleceu condições mais rígidas para a candidatura. Apenas cerca de 10 candidatos autodescritos pró-democracia ou candidaturas centristas concorreram.
Com a contagem dos votos, apenas um candidato de um partido centrista conseguiu uma vaga.
Todos os 20 assentos que são eleitos diretamente pelos eleitores foram para candidatos pró-Pequim. Os candidatos autodescritos como pró-democracia não conseguiram ganhar nenhum assento.
A comissão eleitoral informa que o comparecimento preliminar foi de 30,2%, um recorde de baixa. O comparecimento às urnas na última eleição do conselho legislativo em 2016 foi de 58,3%.
Muitos eleitores que apoiam o campo pró-democracia aparentemente se abstiveram.
- Chuvas causam deslizamentos e deixam mortos na Índia - 7 de agosto de 2025 3:29 am
- Onda de calor no Japão atinge 41,4°C e alerta para chuvas - 7 de agosto de 2025 3:24 am
- Seven & i abrirá mil novas lojas de conveniência no Japão - 7 de agosto de 2025 1:59 am