Austrália e Coréia do Sul reforçarão cooperação militar
Os líderes da Austrália e da Coréia do Sul concordaram em fortalecer sua cooperação militar em meio às crescentes atividades marítimas da China na região Indo-Pacífico.
O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, chegaram a um acordo em uma reunião em Camberra nesta segunda-feira (13).
Os dois países assinaram um contrato no valor de cerca de 717 milhões de dólares. Sob o acordo, uma empresa sul-coreana produzirá 30 howitzers autopropulsionados e outros equipamentos na Austrália.
A mídia australiana informa que o contrato é considerado o maior de defesa do país com uma nação asiática. O país aparentemente pretende reforçar a cooperação com a Coréia do Sul no campo da segurança.
Em uma entrevista coletiva conjunta, Morrison disse que a Coréia do Sul e a Austrália “compartilham uma visão muito semelhante e uma aspiração semelhante para o Indo-Pacífico”. Descrevendo a Coréia do Sul como um “parceiro de confiança”, o líder australiano disse que as duas nações trabalharão juntas e de perto.
Perguntado se sua visita à Austrália tem o objetivo de contrariar a China, cujas relações com o país têm prejudicado, Moon negou a especulação. Ele disse que isso não tem nada a ver com a posição da Coréia do Sul sobre a China.
Moon disse ter concluído que a cooperação com a Austrália na construção de uma rede de abastecimento de minerais essenciais e na defesa é importante para os interesses da Coréia do Sul, bem como para a paz e a segurança na região.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















