5 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  7:49
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AIEA atrasa a fiscalização in loco do plano de água tratada em Fukushima

A Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA, decidiu adiar o envio de uma equipe de especialistas ao Japão para analisar um plano de liberação de água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi.

AIEA atrasa a fiscalização in loco do plano de água tratada em Fukushima

A Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, decidiu adiar o envio de uma equipe de especialistas ao Japão para analisar um plano de liberação de água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi.

A equipe deveria, originalmente, chegar ao Japão neste mês, mas a AIEA informa que enviará a equipe em janeiro ou mais tarde.

A AIEA citou a proibição de entrada de novos estrangeiros no Japão, em princípio para evitar infecções da variante Ômicron do coronavírus chinês.

O governo japonês planeja diluir a água tratada contendo trítio radioativo para níveis abaixo dos padrões nacionais e começar a descarregar em 2023.

O operador da usina, Tokyo Electric Power Company – TEPCO, planeja cavar um túnel subaquático que se estende a cerca de um quilômetro da costa e liberar a água tratada através dele.

A equipe da AIEA verificará a segurança da descarga de água à luz das normas internacionais e elaborará um relatório sobre o assunto.

A AIEA planeja avançar com parte de sua análise do plano conforme programado, incluindo uma entrevista online sobre a avaliação da TEPCO sobre o impacto que a liberação de água teria sobre as pessoas e o meio ambiente.

Funcionários da Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão dizem que trabalharão para ajudar a equipe da AIEA a conduzir a avaliação sem problemas.