Aceh marca 17 anos desde o tsunami no Oceano Índico
O domingo (26) marcou 17 anos desde que o tsunami no Oceano Índico deixou mais de 220.000 mortos ou desaparecidos em uma vasta área do sudeste asiático ao leste da África.
Uma cerimônia memorial foi realizada na província indonésia mais atingida, Aceh, onde mais de 160.000 das vítimas pereceram.
A cerimônia começou às 8 da manhã, quando ocorreu o poderoso terremoto que desencadeou o tsunami, em 26 de dezembro de 2004.
Cerca de 300 pessoas se reuniram em uma costa onde o tsunami varreu todas as árvores, exceto uma.
As autoridades locais têm fornecido treinamento para a preparação para desastres, mas a pandemia do coronavírus chinês torna difícil a realização de exercícios de evacuação para crianças.
O governador de Aceh, Nova Iriansyah, disse na cerimônia que as pessoas não devem se sentir satisfeitas com o nível atual de preparação para desastres.
Uma mulher que perdeu três crianças no tsunami disse que dirá aos jovens para deixarem a costa imediatamente caso ocorra um terremoto.
Os trabalhos de reconstrução estão progredindo, mas novas casas estão sendo construídas perto da costa e pessoas que não vivenciaram o tsunami estão se mudando para a região.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am