TSMC anuncia plano para construir fábrica de chips no Japão
A fabricante de chips taiwanesa TSMC anunciou que construirá uma nova fábrica na Província de Kumamoto, no sudoeste do Japão, com uma empresa do Grupo Sony para assumir uma participação minoritária no empreendimento.
O maior fabricante de chips do mundo disse na terça-feira (9) que a construção está programada para começar em 2022, e a produção está programada para começar no final de 2024.
A empresa também disse que os gastos iniciais de capital estão estimados em cerca de 7 bilhões de dólares e que serão criados cerca de 1.500 empregos especializados em alta tecnologia.
O Grupo Sony deverá assumir uma participação de menos de 20% no novo empreendimento.
A nova fábrica será a primeira da TSMC no Japão. A empresa diz que “espera um forte apoio do governo japonês”.
O diretor executivo da TSMC, C.C. Wei, disse que sua empresa está satisfeita com a perspectiva de construir uma nova fábrica no Japão e trazer mais talentos japoneses para o grupo global.
A oferta global de chips é escassa, enquanto se espera que a demanda cresça à medida que itens como veículos elétricos e robôs se tornem mais comuns.
Os Estados Unidos e as nações europeias estão tentando reduzir sua dependência de semicondutores importados e fortalecer a produção em seus próprios territórios.
- Ataque a petroleiros russos no Mar Negro - 1 de dezembro de 2025 4:10 am
- Incêndio em Hong Kong deixa 146 mortos - 1 de dezembro de 2025 2:14 am
- Neato lança “So Long” com mensagem de renovação - 30 de novembro de 2025 10:47 pm
















