Tropas australianas chegam às Ilhas Salomão
A Austrália enviou forças militares e policiais para ajudar a restaurar a ordem nas Ilhas Salomão em meio a tumultos permanentes.
Um avião transportando o destacamento australiano chegou no final da quinta-feira (25) na capital Honiara. A mídia local informou que as tropas e a polícia tomaram as ruas no dia seguinte.
Os tumultos são decorrentes de protestos que pediram a demissão do primeiro-ministro, Manasseh Sogavare, que irrompeu na capital na quarta-feira (24). Muitos dos manifestantes vêm da ilha mais populosa de Malaita, onde os moradores há muito reclamam de negligência do governo.
Uma de suas queixas é a decisão do governo de cortar os laços com Taiwan em favor da China em 2019. Alguns manifestantes têm como alvo empresas de propriedade chinesa em Honiara.
O Primeiro Ministro Sogavare culpou agitadores estrangeiros pelos tumultos de sexta-feira (26). Ele disse à emissora pública australiana ABC que “estes mesmos países que agora estão influenciando Malaita são os países que não querem laços com a República Popular da China”. Ele não especificou a quais países ele se referia.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am