Solo congelado da usina nuclear de Fukushima pode ter derretido parcialmente
O operador da usina nuclear Fukushima Daiichi, danificada, informa que parte de uma parede subterrânea de solo congelado ao redor dos edifícios dos reatores da instalação pode ter derretido e que está considerando a possibilidade de consertar a estrutura.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio – TEPCO, despeja água refrigerante a menos 30 graus Celsius nos tubos da parede.
A estrutura é projetada para bloquear o fluxo de água subterrânea para os edifícios, que estão contaminados por substâncias radioativas. Quando a concessionária começou a congelar o solo em março de 2016, 500 toneladas de água subterrânea eram contaminadas diariamente.
A TEPCO declara que a temperatura na parede subiu para 13,4 graus Celsius em 18 de novembro no lado da montanha do edifício do reator No.4. A temperatura estava acima do nível de congelamento desde meados de setembro.
A empresa também encontrou água perto de uma parte da parede que deveria ter sido congelada. Ela diz que a água da nascente subterrânea pode ter aquecido a área e derretido parte do solo.
A TEPCO prevê começar a instalar tubos e placas de aço para evitar o possível influxo de água subterrânea para o solo congelado já no próximo mês.
Ela diz que não encontrou nenhuma alteração no nível da água na parede próxima aos edifícios e que a estrutura manteve suas funções como um todo.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am