Poder de dissuasão de Taiwan foi perigosamente enfraquecido
O relatório de um painel consultivo do Congresso dos Estados Unidos apela para uma intensificação militar urgente na região Indo-Pacífico para deter a agressão chinesa contra Taiwan.
A Comissão de Revisão Econômica e de Segurança EUA-China emitiu seu relatório anual na quarta-feira (17).
O relatório observa que a China vem modernizando seus militares há quase 20 anos, e agora é capaz de “bloqueio aéreo e naval, ciberataques e ataques de mísseis contra Taiwan”.
Ele diz que o Exército de Libertação Popular da China, ou People’s Liberation Army of China – PLA, “ou tem ou está perto de alcançar uma capacidade inicial para invadir Taiwan”.
O relatório adverte que a modernização pelo PLA “deslocou o equilíbrio militar no Estreito de Taiwan e enfraqueceu perigosamente a dissuasão de cruzar o Estreito”.
Recomenda que o Congresso autorize o financiamento para o posicionamento em massa de mísseis anti-navio no Indo-Pacífico e a atualização das capacidades de defesa nas bases norte-americanas.
O relatório também aponta que a China tem se esforçado muito para impulsionar suas capacidades nucleares, incluindo a construção de centenas de silos subterrâneos para mísseis balísticos intercontinentais.
O relatório pede à administração do Presidente Joe Biden que continue modernizando as capacidades nucleares dos EUA para manter sua liderança sobre a China.
- Tragédia heroica em Tóquio é lembrada 25 anos depois - 26 de janeiro de 2026 10:34 pm
- General chinês é acusado de vazar segredos nucleares aos EUA - 26 de janeiro de 2026 10:30 pm
- EUA e Coreia do Sul reforçam cooperação em defesa - 26 de janeiro de 2026 10:26 pm
















