Painel do Ministério da Saúde do Japão aprova dose de reforço da vacina Pfizer
O Ministério da Saúde do Japão autorizou as doses de reforço com a vacina Pfizer.
Um painel de especialistas aprovou a vacina em uma reunião na quarta-feira (10).
O ministério informa que um estudo clínico no exterior mostra que as pessoas que receberam uma terceira dose da vacina mostraram níveis de anticorpos neutralizantes que foram 3,3 vezes os níveis observados após sua segunda dose.
O reforço será disponibilizado aos profissionais da saúde a partir do próximo mês.
Mas é provável que as doses sejam limitadas a pessoas com 18 anos ou mais. As vacinas padrão estão disponíveis para pessoas a partir de 12 anos de idade.
Os especialistas dizem que, nesta fase, faltam dados sobre a eficácia e a segurança de aplicar doses de reforço da vacina Pfizer a pessoas com 17 anos ou menos. O Ministério da Saúde informa que considerará reduzir o limite de idade assim que a Pfizer puder fornecer mais dados.
Um especialista médico observou que a imunidade fornecida pelas vacinas diminui com o tempo.
O professor Nakayama Tetsuo, da Universidade de Kitasato, disse: “Acho que as vacinas de reforço têm um papel importante em termos de preparação para outra onda de infecções. Em particular, as doses de reforço devem ser aplicadas a grupos vulneráveis de pessoas com alto risco de desenvolverem COVID-19 grave se forem infectadas”.
As autoridades sanitárias relataram pelo menos 205 novas infecções em todo o país na quarta-feira (10). Foram relatadas mortes isoladas em três prefeituras.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am