Operador reiniciará o reator de Ikata no próximo mês
O operador da usina nuclear de Ikata, no oeste do Japão, informa que reiniciará um dos reatores no próximo mês, dizendo que ganhou o consenso das autoridades governamentais locais envolvidas.
O reator nº 3 da usina de Ikata na Prefeitura de Ehime está off-line desde dezembro de 2019, quando as operações foram suspensas para inspeções regulares.
Desde então, tem havido uma série de problemas graves.
Estes incluem um caso em que uma barra de controle foi erroneamente removida do reator, e outro em que um indivíduo em prontidão para emergências saiu do serviço sem permissão.
O operador da usina, a Shikoku Electric Power Company, estabeleceu medidas destinadas a evitar recorrências, as quais explicou aos funcionários da Prefeitura de Ehime, da cidade de Ikata e outros interessados.
No início deste mês, os governos locais deram luz verde para que o reator fosse reiniciado com a condição de que a segurança fosse a principal prioridade.
Na segunda-feira (22), a concessionária disse que reiniciará o reator em 2 de dezembro e iniciará a transmissão de energia quatro dias depois. As operações comerciais deverão ser retomadas em 4 de janeiro.
Um funcionário sênior da concessionária disse aos repórteres que a empresa fará o máximo para recuperar a confiança dos residentes locais e manter as operações seguras.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















