O Japão tem como objetivo reavivar a indústria de semicondutores
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão tornou público um plano de ação para ajudar a reavivar a indústria de semicondutores do país.
O ministério realizou, nesta segunda-feira (15), uma reunião onde apresentou o plano para discutir estratégias para a indústria de semicondutores e outras indústrias digitais do país.
O ministro Hagiuda Koichi disse que a chave para o crescimento após a pandemia do coronavírus chinês é revitalizar uma ampla gama de investimentos digitais no país como um todo.
Na primeira das três etapas delineadas no plano de ação, o governo fornecerá ajuda financeira por vários anos para convidar os fabricantes avançados de chips a estabelecer fábricas no Japão para produzir chips para a condução automatizada e centros de processamento de dados.
O plano cita a necessidade do Japão de melhorar sua base industrial e aumentar sua segurança econômica.
O plano acontece quando o fabricante de chips taiwanês TSMC anunciou este mês que construirá uma nova fábrica na Prefeitura de Kumamoto, sudoeste do Japão.
De acordo com o plano, o governo também oferecerá apoio financeiro para reformar as fábricas de chips no país.
Caso ocorra escassez de chips usados em eletrodomésticos e dispositivos médicos, o governo fornecerá ajuda financeira aos fabricantes domésticos para evitar um impacto negativo na vida das pessoas.
Na segunda e terceira etapas, o governo trabalhará com os Estados Unidos e outras nações na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de chips de última geração.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am