Negociações da COP26 enfrentam dificuldades
No último dia da conferência climática da COP26 da ONU em Glasgow, Escócia, os negociadores travaram uma luta por consenso em questões como o apoio financeiro às nações em desenvolvimento.
Na sexta-feira (12), eles discutiram a segunda minuta de um texto proposto pelo presidente da COP26. Ele reafirma a necessidade de acelerar as ações durante a próxima década com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
Também exorta os países a rever e fortalecer suas metas de redução de emissões para 2030 até o final de 2022.
Os países desenvolvidos comprometeram-se a fornecer 100 bilhões de dólares anuais de financiamento de ações climáticas às nações em desenvolvimento. A minuta pede a eles que cumpram plenamente com urgência até 2025.
O documento também menciona “a aceleração da eliminação gradual da energia não reduzida do carvão”.
Um representante da União Européia expressou apoio a um acordo enquanto dizia que as nações desenvolvidas não fizeram o suficiente em termos de financiamento.
Um delegado guineense disse que os países em desenvolvimento não podem avançar sem financiamento para enfrentar as perdas e danos resultantes da mudança climática.
Alguns países se opõem às regras sobre o comércio de emissões de gases de efeito estufa.
Espera-se que as discussões continuem.
- Colégio Santos Dumont celebra Dia dos Pais em Shiga - 11 de agosto de 2025 6:33 am
- Festival Awa Odori reúne grande público no oeste do Japão - 11 de agosto de 2025 3:59 am
- Japão propõe nova zona econômica entre Índia e África - 11 de agosto de 2025 3:47 am