Navio chinês invade águas territoriais do Japão
Oficiais do Ministério da Defesa japonês informam que um navio da Marinha chinesa navegou pelas águas territoriais do Japão ao largo da prefeitura de Kagoshima, no sul do país. Eles dizem ter transmitido suas preocupações a Pequim através dos canais diplomáticos.
Na sexta-feira (19), as autoridades disseram que um navio de pesquisa chinês foi avistado ao sul da Ilha Yakushima por volta das 20h40 da quarta-feira (17). Eles dizem que ele navegava dentro da zona contígua do Japão em direção às águas territoriais do país.
Dizem que foi, então, visto navegando dentro da zona contígua mais a oeste, ao largo da ilha Kuchinoerabu, por volta da 1:20 da manhã de quinta-feira (18).
O ministério concluiu que o navio passou por águas japonesas.
Esta é a quarta vez que um navio da Marinha chinesa foi confirmado como tendo inavadido águas territoriais japonesas, e a primeira desde julho de 2017.
O ministério também disse que dois navios chineses e um russo passaram no Estreito de Tsushima ao sudoeste do Japão na quinta-feira (18), indo para o sul do Mar do Japão até o Mar da China Oriental.
O Estreito é uma hidrovia internacional onde navios estrangeiros, incluindo navios de guerra, são autorizados a navegar.
Navios chineses e russos também foram avistados navegando pelos estreitos de Tsugaru e Osumi no norte e sul do Japão no mês passado. Estas foram as primeiras manobras simultâneas nas vias navegáveis.
Funcionários do ministério dizem estar analisando a atividade recente, que eles descrevem como extraordinária.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am