Médicos solicitam ajuda de custos hospitalares para estrangeiros
Um grupo de instituições médicas no Japão pediu ao governo que melhorasse os sistemas de seguro saúde para apoiar os estrangeiros que não têm condições de pagar despesas médicas.
A Federação das Instituições Médicas Democráticas do Japão apresentou documentos relacionados ao pedido aos ministérios da saúde e da justiça. O grupo realizou uma conferência de imprensa em Tóquio na segunda-feira (29).
No Japão, os estrangeiros cujo status de residente expira em menos de três meses, bem como os requerentes de asilo de refugiados, não estão autorizados a aderir aos programas de seguro de saúde.
Eles têm que pagar o custo total do tratamento médico.
A federação diz que algumas dessas pessoas desistiram de receber tratamento médico quando ficaram doentes. O grupo está pedindo ao governo para ajudar tais estrangeiros com suas despesas médicas.
Um requerente de asilo, refugiado iraniano, participou da conferência de imprensa. Ele disse que muitos estrangeiros não podem aderir a nenhum plano de seguro de saúde e não podem receber tratamento quando adoecem. Ele disse que é uma questão de vida ou morte, enfatizando a necessidade de mudar os sistemas de seguro.
O funcionário sênior da federação, Kishimoto Keisuke, disse que o governo deveria criar rapidamente um sistema para ajudar os estrangeiros com pagamento médico.
O Ministério da Saúde diz que examinará o pedido.
- Arroz recém-colhido no Japão tem alta de 60% no preço - 13 de agosto de 2025 8:44 am
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa - 13 de agosto de 2025 8:15 am
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am