Japão usará coquetel de anticorpos para prevenir sintomas do coronavírus chinês
O Ministério da Saúde do Japão pretende expandir o uso do chamado coquetel de anticorpos para prevenir os sintomas do coronavírus chinês nas famílias dos pacientes e outros.
O ministério aprovou em julho o uso intravenoso do coquetel de anticorpos, que combina dois tipos de anticorpos, para pacientes com sintomas leves a moderados que podem se tornar graves.
A Chugai Pharmaceutical, distribuidora do medicamento no Japão, havia solicitado a expansão de seu uso para incluir a prevenção.
A empresa citou os resultados de ensaios clínicos no exterior que mostram uma redução de 81% no risco de infecções do coronavírus chinês sintomáticas entre pessoas que estavam em contato próximo com membros da família infectados.
Na quinta-feira (4), um painel de especialistas aprovou a política do ministério de utilizar o coquetel de anticorpos para exposição doméstica e casos assintomáticos. Mas acrescentou que o uso, em princípio, deve ser limitado àqueles que estão em risco de desenvolver sintomas graves se infectados.
O painel enfatizou que a vacinação é a primeira linha de defesa para qualquer doença infecciosa e limitou o uso do coquetel àqueles que podem não se beneficiar plenamente da vacinação.
Também concordou com a administração subcutânea, que leva menos tempo do que a infusão intravenosa.
O ministério está pronto para dar aprovação formal nesta sexta-feira (5), após a qual o coquetel de anticorpos será o primeiro medicamento aprovado no Japão para prevenir os sintomas da COVID-19.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am