Japão está considerando liberar reservas de petróleo no mercado
Segundo a NHK, o governo japonês está considerando liberar petróleo das reservas do país para ajudar a conter um aumento do preço do petróleo bruto, em resposta ao pedido dos Estados Unidos.
A partir do final de setembro, o governo tinha reservas equivalentes a 145 dias de consumo interno.
Os regulamentos atuais permitem liberar as reservas somente em caso de escassez de abastecimento ou desastres naturais. Abordar o aumento dos preços do petróleo não é o objetivo do esquema.
Autoridades governamentais dizem que os estoques podem ser liberados dentro da estrutura legal se forem considerados excedentes, uma vez que a demanda doméstica de petróleo tem estado em declínio nos últimos anos.
A administração de Kishida Fumio está considerando fornecer petróleo para o mercado em conjunto com os EUA e a Coréia do Sul. Entretanto, algumas autoridades governamentais dizem que o impacto sobre o mercado seria limitado levando em conta a quantidade que eles podem fornecer.
Seria a sexta liberação desse tipo do Japão. Em 2011, os suprimentos foram fornecidos a partir do estoque do setor privado duas vezes – uma após o grande terremoto e tsunami em março, e a segunda devido ao agravamento da situação na Líbia em junho.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















