Japão e Estados Unidos realizaram exercício submarino no Mar da China
A Força de Autodefesa Marítima do Japão informou nesta terça-feira (16), ter realizado um exercício conjunto com a Marinha dos EUA no Mar do Sul da China, enviando um submarino para participar de tal exercício pela primeira vez.
A MSDF anunciou que, além do submarino, dois destroyers e um avião patrulha participaram do exercício. A Marinha dos EUA enviou um contratorpedeiro e um avião de patrulha.
O exercício, supostamente, incluiu treinamento anti-submarino, que envolveu o rastreamento de um submarino que navegava debaixo d’água.
É incomum que o paradeiro e as atividades dos submarinos sejam revelados, pois sua missão é a vigilância e patrulhamento não detectados.
O MSDF informou ser a primeira vez que o Japão e os EUA realizaram um exercício conjunto no Mar do Sul da China com um submarino.
A China tem intensificado sua presença no Mar do Sul da China por meios como a construção de ilhas artificiais para a instalação de bases militares.
Os Estados Unidos têm tentado combater tais movimentos criando uma nova estrutura de segurança na região Indo-Pacífico, abrangendo o Mar da China Meridional.
Observadores dizem que o exercício conjunto foi projetado para ressaltar a parceria Japão-EUA e seu objetivo principal é o de realizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta, e também para manter a China sob controle.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am