Governo japonês ajudará na produção nacional de chips
O governo japonês planeja oferecer subsídios aos fabricantes de chips do país para garantir um fornecimento estável de semicondutores.
Segundo a NHK, o novo esquema de segurança econômica sob o qual o governo está disposto a estabelecer um fundo para ajudar as empresas de semicondutores a aumentar sua capacidade de produção.
A escassez global de chips ocorre em um momento em que os países estão se recuperando das conseqüências econômicas da pandemia do coronavírus chinês. A crise do chip forçou as montadoras japonesas a reduzir a produção.
O governo planeja pagar aos fabricantes, através do novo fund,o metade do custo para construir fábricas de chips com a condição de que eles produzam e invistam constantemente.
Os fabricantes também serão obrigados a aumentar sua produção em função da escassez de semicondutores e garantir um fornecimento estável de seus produtos.
O ministro da indústria aprovará os planos apresentados pelas empresas após consultar as agências governamentais relevantes. Se os fabricantes não cumprirem os requisitos, eles terão que devolver os subsídios.
No mês passado, o maior fabricante de chips do mundo, TSMC, anunciou planos para construir uma nova fábrica no Japão.
O governo japonês poderia fornecer apoio financeiro para a TSMC através do novo fundo, que se espera ascender a bilhões de dólares.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















