Elite de Hong Kong escolhe comitê eleitoral pró-Pequim
O período de indicação para as eleições do próximo mês para o Conselho Legislativo em Hong Kong terminou na sexta-feira (12) com 154 pessoas concorrendo a 90 assentos. Será quase inteiramente uma disputa entre os candidatos pró-Pequim.
A votação ocorrerá no dia 19 de dezembro. Os partidos pró-democracia não concorreram devido a uma revisão do sistema eleitoral do território no início deste ano, liderada por Pequim.
Uma nova regra exige que os candidatos sejam indicados pelos membros do comitê eleitoral, que é predominantemente pró-Pequim. Eles também devem ser considerados patriotas por um novo comitê de verificação.
A mídia de Hong Kong informa que um pouco mais de 10 dos 154 candidatos se descrevem como não sendo pró-Pequim.
Os observadores dizem que o governo do território está, aparentemente, tentando mostrar que o novo sistema eleitoral não exclui tais candidatos, permitindo que eles se candidatem.
Apenas 20 dos 90 assentos serão decididos pelos eleitores. Os 70 restantes serão escolhidos por empresas e organizações pró-governamentais, assim como pelo comitê eleitoral.
Há expectativas crescentes de que o comparecimento dos eleitores cairá significativamente devido a uma falta de interesse na eleição.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am