Elite de Hong Kong escolhe comitê eleitoral pró-Pequim
O período de indicação para as eleições do próximo mês para o Conselho Legislativo em Hong Kong terminou na sexta-feira (12) com 154 pessoas concorrendo a 90 assentos. Será quase inteiramente uma disputa entre os candidatos pró-Pequim.
A votação ocorrerá no dia 19 de dezembro. Os partidos pró-democracia não concorreram devido a uma revisão do sistema eleitoral do território no início deste ano, liderada por Pequim.
Uma nova regra exige que os candidatos sejam indicados pelos membros do comitê eleitoral, que é predominantemente pró-Pequim. Eles também devem ser considerados patriotas por um novo comitê de verificação.
A mídia de Hong Kong informa que um pouco mais de 10 dos 154 candidatos se descrevem como não sendo pró-Pequim.
Os observadores dizem que o governo do território está, aparentemente, tentando mostrar que o novo sistema eleitoral não exclui tais candidatos, permitindo que eles se candidatem.
Apenas 20 dos 90 assentos serão decididos pelos eleitores. Os 70 restantes serão escolhidos por empresas e organizações pró-governamentais, assim como pelo comitê eleitoral.
Há expectativas crescentes de que o comparecimento dos eleitores cairá significativamente devido a uma falta de interesse na eleição.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















