China usa canhão de água contra barcos filipinos
As Filipinas condenaram as ações dos navios chineses no Mar do Sul da China, dizendo que eles ameaçavam a relação especial entre os dois países.
O Departamento de Relações Exteriores das Filipinas afirma que o incidente de terça-feira (16) envolveu três embarcações da guarda costeira chinesa bloqueando e utilizando canhões de água contra duas embarcações filipinas de abastecimento.
Os barcos estavam se dirigindo para um atol ocupado pelas Filipinas. As autoridades dizem que os barcos carregavam alimentos para o pessoal militar, mas tiveram que abortar sua missão. Ninguém ficou ferido no incidente.
Na quinta-feira (18), o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas, em uma declaração, condenou “nos termos mais fortes” as ações das três embarcações chinesas.
Disse também: “A China não tem direitos de aplicação da lei nestas áreas e em torno delas”. Os atos da Guarda Costeira Chinesa são ilegais. O fracasso da China em exercer autocontenção ameaça a relação especial entre os dois países”.
Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Zhao Lijian disse aos repórteres na quinta-feira que os dois barcos filipinos entraram em águas chinesas sem a permissão da China.
Ele disse que os navios do governo chinês cumpriram seu dever oficial baseado na lei para proteger a soberania e a ordem marítima do país.
- Playground in Gaza: poesia sonora em tempos de guerra - 4 de agosto de 2025 2:35 am
- Chanceler da Ucrânia visita Japão e busca mais cooperação - 4 de agosto de 2025 1:14 am
- Pesquisadores usam etanol para cultivar vegetais sob calor extremo - 4 de agosto de 2025 1:09 am