China se compromete a fornecer mais doses de vacinas para a África
A China se comprometeu a fornecer mais doses de vacina contra o coronavírus chinês para a África, numa aparente tentativa de aumentar sua influência no continente.
O presidente chinês, Xi Jinping, fez um pronunciamento virtualmente em uma reunião do Fórum sobre Cooperação China-África na segunda-feira (29). O primeiro fórum em três anos foi aberto em Dakar, Senegal.
Xi disse que a China fornecerá um bilhão de doses além daquelas já oferecidas e enviará 1.500 médicos e especialistas em saúde pública para a África.
A chamada “diplomacia de vacinas” da China está se desenvolvendo no continente em meio a preocupações crescentes sobre a variante do coronavírus chinês, Ômicron, que foi confirmada na África do Sul e em outros lugares.
A China diz ter oferecido 200 milhões de doses para a África. Mas há suspeitas em partes da África sobre a eficácia das vacinas fabricadas na China. Países como os Estados Unidos estão aumentando o número de doses que estão fornecendo às nações africanas.
Xi também se comprometeu a aumentar o valor das importações da África para 300 bilhões de dólares nos próximos três anos, em um movimento que abordaria o descontentamento da África com o desequilíbrio comercial com a China.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am