Chefe da polícia sul-coreana visita as Ilhas Takeshima
O chefe da polícia nacional da Coréia do Sul visitou as Ilhas Takeshima. O ministro das Relações Exteriores do Japão disse que o país não pode tolerar esta visita.
A Coréia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território japonês. A Coréia do Sul está ocupando ilegalmente as ilhas.
A Agência Nacional de Polícia Coreana disse que o Comissário Geral Kim Chang-yong desembarcou nas ilhas da Prefeitura de Shimane, no Japão, na terça-feira (16). A Coréia do Sul chama as ilhas de Dokdo.
A agência de notícias Yonhap informou que a visita ocorreu depois que todo o pessoal de segurança das ilhas foi substituído por policiais este ano. A agência disse que Kim os encorajou e inspecionou as ilhas.
A agência disse que a última visita de um chefe de polícia foi em 2009.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, disse que o país não pode tolerar esse tipo de visita, caso ela ocorresse. Ele disse que as ilhas são claramente uma parte inerente do território do Japão à luz dos fatos históricos e com base no direito internacional. Hayashi disse que o Japão responderá com firmeza para proteger sua terra, suas águas territoriais e seu espaço aéreo.
O governo apresentou um forte protesto contra a Coréia do Sul.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am