Candidata pró-China lidera as eleições em Honduras
Os resultados iniciais das eleições presidenciais em Honduras mostram que uma candidata da oposição, que exige o estabelecimento de laços diplomáticos com a China, está liderando a corrida. O país centro-americano tem, atualmente, relações oficiais com Taiwan.
Com cerca de 35% dos votos da eleição de domingo (28) contados, a comissão eleitoral informa que Xiomara Castro, líder feminina do partido da oposição Liberty and Refoundation, tem 53% dos votos.
Nasry Asfura, do partido governista Partido Nacional, tem 34%. Asfura planeja manter os laços com Taiwan.
Os Estados Unidos e outras nações estão acompanhando de perto o resultado das eleições. O vencedor tomará posse em janeiro.
Honduras é um dos poucos países que tem relações diplomáticas com Taiwan.
Entre as nações da América Central, o Panamá cortou seus laços com Taiwan e estabeleceu laços com a China em 2017, seguido por El Salvador em 2018.
- Polícia de Tóquio prende sete por roubo de 420 milhões de ienes - 14 de março de 2026 9:43 pm
- Cuba e EUA realizam conversas para evitar confronto - 14 de março de 2026 4:04 pm
- EUA podem aprovar venda recorde de armas para Taiwan - 14 de março de 2026 3:52 pm























