Avião tanque de reabastecimento chinês invade espaço aéreo de Taiwan
O Ministério da Defesa de Taiwan informa que 27 aeronaves militares chinesas, incluindo um novo tipo de avião-tanque de reabastecimento aéreo, entraram em sua zona de identificação de defesa aérea.
O ministério relata que as 27 aeronaves, incluindo caças e bombardeiros, sobrevoaram a zona sobre as águas a sudoeste de Taiwan neste domingo (28).
Mais da metade dos aviões passaram sobre o Canal Bashi entre Taiwan e as Filipinas, antes de se deslocarem para áreas a sudeste de Taiwan e retornarem em quase as mesmas rotas em direção à China.
O ministério diz que um avião-tanque de reabastecimento aéreo Y-20 estava entre a frota. Acredita-se ser esta a primeira vez que o ministério confirmou a entrada deste tipo de avião na zona.
Um pesquisador do ministério anunciou em abril que um Y-20 tem o triplo da capacidade de reabastecimento dos aviões-tanques convencionais dos militares chineses.
O pesquisador disse que o Y-20 ampliaria significativamente o alcance tático da frota militar chinesa.
O principal meio de comunicação de Taiwan citou um especialista em militares chineses afirmando que a força aérea chinesa seria capaz de operar em longo alcance se comissionasse muitos Y-20.
Ele acrescentou que a China poderia realizar exercícios militares com mais freqüência em áreas ao sul e sudeste de Taiwan, aumentando acentuadamente a pressão sobre a capacidade de defesa aérea de Taiwan.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















