Aumenta o suicídio entre mulheres trabalhadoras em 2020 no Japão
Um relatório do governo japonês revela que o número de suicídios entre as mulheres trabalhadoras aumentou no ano passado, sugerindo que isso pode ser devido a mudanças nas condições de trabalho causadas pela disseminação de infecções por coronavírus chinês.
O Gabinete do Japão aprovou o relatório anual sobre a prevenção de suicídios em uma reunião nesta terça-feira (2).
O relatório indica que 21.081 pessoas tiraram suas próprias vidas em 2020. Isso é 912 a mais do que no ano anterior. É o primeiro aumento ano a ano desde 2009. O aumento anterior se seguiu à crise financeira global de 2008.
O relatório informa que o número de homens que cometeram suicídio caiu de 23 para 14,055. É a 11ª queda consecutiva. O número de suicídios entre as mulheres aumentou de 935 para 7.026. Isso marca o primeiro aumento em dois anos.
Comparando o número com uma média de cinco anos, o relatório constata que o maior aumento foi entre as funcionárias de empresas, que trabalhavam em escritórios, prestavam serviços de saúde ou forneciam outros tipos de serviços.
Houve um aumento no número de casos em que as mudanças nos ambientes de trabalho, e as relações com outros no trabalho, foram citadas como possíveis razões ou motivos para os suicídios das mulheres.
O relatório indica que existe uma possível ligação entre os suicídios das mulheres e as mudanças em suas condições de trabalho, provocadas pela disseminação do coronavírus chinês.
O governo japonês planeja trabalhar com organizações privadas para expandir os serviços de consulta nas mídias sociais em um esforço para prevenir os suicídios.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am