Assembléia francesa adota resolução apoiando Taiwan
A Assembléia Nacional francesa adotou nesta segunda-feira (29) uma resolução apoiando a participação de Taiwan em fóruns internacionais.
A resolução conclamou o governo francês a usar a diplomacia para ajudar Taiwan a participar da conferência anual da Organização Mundial da Saúde e de outras reuniões globais.
Taiwan costumava participar das sessões da OMS como observador, mas não foi convidado desde que a presidente Tsai Ing-wen tomou posse em 2016. A China considera o Partido Democrático Progressista de Tsai um defensor ferrenho da independência de Taiwan.
O governo francês apoiou a participação de Taiwan em eventos internacionais no passado, dentro da estrutura da política de uma só China.
Enquanto isso, os movimentos para intensificar as relações com Taiwan continuaram na Europa.
Quatro senadores franceses reuniram-se com Tsai em Taipei em outubro. A Lituânia também permitiu a abertura de um “Escritório de Representação de Taiwan”, em meados de novembro. A China respondeu diminuindo seus laços diplomáticos com a nação báltica.
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
- Japão abre novos centros de visto na Rússia - 13 de fevereiro de 2026 8:56 pm
















