Xi manifesta determinação para a reunificação de Taiwan
O Presidente chinês, Xi Jinping, expressou confiança em conseguir a reunificação de Taiwan com a China, criticando duramente o que ele vê como passos para buscar a independência.
Xi fez um discurso no Grande Salão do Povo em Pequim no sábado (9) para comemorar o 110º aniversário da Revolução de 1911, que levou ao colapso da dinastia Qing.
Ele declarou que o Partido Comunista da China levou lealmente adiante o espírito do pioneiro revolucionário, Sun Yat-sen.
Sobre Taiwan, Xi disse: “A reunificação completa de nosso país será e poderá ser realizada”.
Ele disse: “A reunificação nacional por meios pacíficos serve melhor aos interesses da nação chinesa como um todo, inclusive de nossos compatriotas em Taiwan”.
Ele prometeu aderir ao princípio “um país, dois sistemas”, que foi adotado para Hong Kong e Macau, que hoje estão sob domínio do Partido Comunista Chinês.
Em uma aparente advertência à administração da Presidente, Tsai Ing-wen, de Taiwan, Xi disse que os movimentos “visando a independência de Taiwan é o maior obstáculo à reunificação nacional” e serão condenados pela história.
Tendo em mente o crescente comprometimento dos EUA e de outras nações em Taiwan, Xi enfatizou que a questão de Taiwan é um assunto interno da China e que nenhuma interferência externa será tolerada.
A China tem aumentado a pressão militar sobre Taiwan ao sobrevoar, repetidamente, suas aeronaves militares na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, entre outras medidas.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am