Xi Jinping ordena a militares para aumentar a pressão nas proximidades de Taiwan
O presidente chinês Xi Jinping ordenou aos militares do país para aumentar a pressão militar na região sudoeste de Taiwan, relataram fontes familiarizadas com o assunto nesta terça-feira (5).
A instrução de Xi ocorreu em uma recente reunião da Comissão Militar Central, a mais alta autoridade militar da China, depois que seis nações democráticas, incluindo os Estados Unidos e o Japão, realizaram exercícios militares conjuntos perto de Taiwan no início deste mês, envolvendo três porta-aviões.
Um grande número de aviões militares chineses entrou na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ) desde sexta-feira (1) passada, numa aparente tentativa de contrapor-se aos exercícios militares conduzidos pela Grã-Bretanha, Canadá, Japão, Holanda, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Acredita-se que Xi considera que os exercícios militares em águas a sudoeste de Okinawa, a prefeitura mais austral do Japão, foram concebidos para impedir que a China unificasse a democrática Taiwan com o continente e conquistasse as ilhas Senkaku controladas por Tóquio e reivindicadas por Pequim.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















