União Européia deverá buscar a proibição da exploração de petróleo e gás no Ártico
A União Européia pedirá a proibição de explorar novos depósitos de petróleo, carvão e gás no Ártico antes da COP26, a conferência da ONU sobre o clima que será realizada este mês.
A UE disse, nesta quarta-feira (13), que sua nova estratégia no Ártico está comprometida em garantir que o petróleo, o carvão e o gás “permaneçam na terra”.
Ela enfatizou a importância de abordar a mudança climática, dado “os imensos efeitos colaterais do aquecimento do Ártico”.
A UE disse que buscará “uma obrigação legal multilateral de não permitir qualquer desenvolvimento adicional de reservas de hidrocarbonetos no Ártico ou em regiões contíguas, nem de comprar tais hidrocarbonetos se eles forem produzidos”.
Com relação à extração de matérias-primas raras que são estrategicamente importantes, a UE pretende promover a mineração ambientalmente correta.
A UE também expressou preocupação com o acúmulo militar da Rússia e os investimentos da China em infra-estrutura no Ártico, dizendo que o interesse intensificado na região poderia transformá-la em uma arena de competição geopolítica.
O bloco também planeja abrir um escritório no território autônomo da Gronelândia e na Dinamarca, para aumentar seu engajamento no Ártico.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am
















