Tsai confirma instrutores militares americanos em Taiwan diz CNN
A presidente de Taiwan Tsai Ing-wen, confirmou em uma entrevista na TV americana que tropas dos EUA foram enviadas a Taiwan para treinar seus militares.
A CNN informa que a entrevista foi realizada na terça-feira (26). Ela ocorre quando a China está aumentando a pressão militar sobre Taiwan.
Tsai disse que a ameaça de Pequim está crescendo “a cada dia”.
Perguntada se o apoio dos EUA a Taiwan inclui o treinamento das tropas taiwanesas, Tsai disse: “Temos uma ampla cooperação com os EUA visando aumentar nossa capacidade de defesa”.
Tsai também disse que o número de militares dos EUA “não era tão grande quanto as pessoas pensavam”.
A CNN declara que Tsai é a primeira presidente de Taiwan em décadas a reconhecer a presença de tropas americanas para fins de treinamento. As últimas tropas americanas deixaram Taiwan em 1979, quando os EUA trocaram o reconhecimento diplomático formal de Taipei para Pequim.
Tsai também foi perguntada se ela acreditava que os EUA defenderiam Taiwan se a China tentasse invadir Taiwan. Tsai respondeu: “Eu tenho fé”.
As palavras de Tsai, aparentemente, têm a intenção de manter Pequim sob controle. Mas espera-se uma forte reação da China, que afirma que Taiwan é parte de seu território.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am