Taiwan reage com veemência às observações do presidente chinês Xi Jinping
Taiwan reagiu com veemência ao discurso do presidente chinês Xi Jinping em um evento para comemorar o 110º aniversário da Revolução Chinesa de 1911.
O escritório presidencial de Taiwan divulgou uma declaração dizendo que a Revolução de 1911 estabeleceu a democracia e o republicanismo, não o autoritarismo e o despotismo. Disse que a democracia e o republicanismo foram realizados na Taiwan de hoje.
A declaração diz que a situação de Hong Kong demonstra que a China traiu suas promessas e que sua política de “um país, dois sistemas” é inviável. Prosseguiu dizendo que a opinião pública dominante de Taiwan rejeita claramente a idéia de “um país, dois sistemas”.
Em declaração separada, o Conselho para Assuntos do Continente de Taiwan disse que o maior problema nas relações entre os dois lados do estreito está no fracasso de Pequim em enfrentar Taiwan e renunciar ao uso da força.
Ele disse que a rígida política de Taiwan não responde à mudança da situação internacional e ignora totalmente as dúvidas e objeções do povo taiwanês. Acrescentou que somente os 23 milhões de taiwaneses têm o direito de determinar seu futuro.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am