Rússia registra casos diários recordes de infecções e mortes pelo coronavírus chinês
A Rússia relatou mais de 40.000 novos casos de infecção por coronavírus chinês pela primeira vez nesta quinta-feira (28). A capital, Moscou, está tomando novas medidas para conter o surto, limitando significativamente as atividades econômicas.
O país registrou 1.159 mortes pelo coronavírus chinês no mesmo dia. Tanto a contagem diária quanto as fatalidades são recordes.
Na semana passada, o presidente Vladimir Putin ordenou às empresas e outras organizações em todo o país que suspendessem suas operações por nove dias a partir de 30 de outubro. Ele também encorajou o público a evitar saídas não essenciais.
O período sem trabalho começou dois dias antes em Moscou, onde a contagem acumulada de infecções é a maior do país. Todas as empresas de Moscou estão fechadas, exceto as lojas de alimentos e de mercadorias diárias. Os restaurantes só podem oferecer serviços de take-away e entrega.
Menos clientes foram vistos em um centro comercial em Moscou, já que muitos de seus varejistas foram fechados. O gerente do shopping expressou a esperança de um fim antecipado do momento difícil, dizendo que as vendas em suas lojas, sem dúvida, cairão.
O governo indicou que pode prolongar o período sem trabalho se o surto de infecções continuar.
Também está pedindo ao público que se vacine contra o vírus chinês. Cerca de 30% da população do país já foi vacinada. As pessoas continuam desconfiadas das vacinas desenvolvidas domesticamente.
- Massacre no Irã deixa mais de 36 mil mortos - 27 de janeiro de 2026 5:11 am
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
















