Rússia lidera exercícios militares perto da fronteira afegã
Foram realizados exercícios militares conjuntos liderados pela Rússia na nação da Ásia Central do Tadjiquistão, perto da fronteira com o Afeganistão.
A Organização do Tratado de Segurança Coletiva, ou CSTO, conduziu um exercício militar conjunto de seis dias que terminou neste sábado (23). Um total de 4.000 soldados participaram dos exercícios no sul do Tadjiquistão.
A CSTO é uma aliança liderada pela Rússia, com seis nações membros que antes faziam parte da União Soviética.
Os exercícios foram baseados em um cenário de uma incursão extremista a partir do norte do Afeganistão. A resposta aos ataques de drones inimigos também estava no roteiro dos exercícios.
Após os exercícios de seis dias, o Ministro da Defesa tajiita, Sherali Mirzo, apontou para o aumento das atividades extremistas islâmicas no Afeganistão.
Ele expressou fortes preocupações de que o Afeganistão está se tornando um foco para grupos terroristas globais que representam uma séria ameaça à segurança e estabilidade da região.
A Rússia está preocupada com a possível desestabilização das nações da Ásia Central, localizadas em torno do Afeganistão. Entre o pessoal russo que participou dos exercícios estavam os que estavam estacionados no Tadjiquistão e seu vizinho do norte, o Quirguistão.
Os observadores dizem que o apoio militar russo a essas nações, demonstrado nos exercícios, é uma afirmação de sua influência sobre a região após a retirada dos EUA do Afeganistão.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am