Refeições sem máscara quadruplicam o risco de infecção por coronavírus chinês, dizem especialistas
Um grupo de pesquisadores constatou que o risco de infecção por coronavírus chinês aumenta quase quatro vezes quando as pessoas tomam suas refeições ou bebem com companheiros sem usar máscaras durante a reunião, em comparação com quando as pessoas evitam refeições em grupo por completo.
Os pesquisadores, que incluem especialistas do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, pesquisaram 753 adultos não vacinados que procuraram atendimento médico em Tóquio por febre ou outros sintomas. Dos sujeitos, 257 testaram positivo para COVID-19 enquanto 496 foram negativos.
Os pesquisadores detectaram pessoas que tinham saído para comer ou beber em grupos e que não usavam máscara em nenhum momento haviam apresentado resultado positivo em uma taxa de 3,92 vezes a de pessoas que não tinham tomado refeições em grupos antes de desenvolverem sintomas.
O risco de infecção para as pessoas que saíram em grupos e que, em sua maioria, mantinham suas máscaras colocadas, removendo-as ocasionalmente para comer ou beber, não era muito diferente do que para as pessoas que não tomavam suas refeições em grupos de maneira alguma.
Os pesquisadores também constataram que a taxa de infecção para pessoas que usavam máscaras de uretano era 1,87 vezes maior do que para pessoas que usavam máscaras de tecido, e para aquelas que usavam máscaras de tecido ou gaze, era 1,82 vezes.
O chefe do NIID Centro de Vigilância de Doenças Infecciosas, Suzuki Motoi, pediu às pessoas que usassem máscaras de uretano de forma adequada ao encontrar companheiros. Ele também advertiu contra tomar refeições fora, em grandes grupos, por longos períodos de tempo.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am