Presidente do Senado tcheco promete apoio para Taiwan
O presidente do Senado tcheco, Milos Vystrcil, prometeu apoio à democracia de Taiwan, antes de sua reunião planejada com o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu.
Vystrcil falou à NHK na segunda-feira (25), depois que o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan revelou que Wu fará um discurso em um fórum na Eslováquia na terça-feira (26), e se encontrará com Vystrcil na República Tcheca.
Vystrcil falou de sua experiência vivendo sob um regime comunista. A liberdade do povo foi restringida no que era então a Tchecoslováquia, sob domínio da então União Soviética.
Vystrcil disse que é dever de seu país apoiar Taiwan e sua democracia.
Vystrcil afirma que é lamentável que possa haver partidos que não aceitem a visita de Wu ao seu país, em uma aparente referência à forte reação da China ao plano.
Vystrcil disse que está convencido de que a visita não violaria nada.
No ano passado, Vystrcil liderou uma delegação de cerca de 90 legisladores e empresários em uma visita a Taiwan. Ele se encontrou com a presidente, Tsai Ing-wen, e fez um discurso no parlamento taiwanês.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















