Presidente do Senado tcheco promete apoio para Taiwan
O presidente do Senado tcheco, Milos Vystrcil, prometeu apoio à democracia de Taiwan, antes de sua reunião planejada com o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu.
Vystrcil falou à NHK na segunda-feira (25), depois que o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan revelou que Wu fará um discurso em um fórum na Eslováquia na terça-feira (26), e se encontrará com Vystrcil na República Tcheca.
Vystrcil falou de sua experiência vivendo sob um regime comunista. A liberdade do povo foi restringida no que era então a Tchecoslováquia, sob domínio da então União Soviética.
Vystrcil disse que é dever de seu país apoiar Taiwan e sua democracia.
Vystrcil afirma que é lamentável que possa haver partidos que não aceitem a visita de Wu ao seu país, em uma aparente referência à forte reação da China ao plano.
Vystrcil disse que está convencido de que a visita não violaria nada.
No ano passado, Vystrcil liderou uma delegação de cerca de 90 legisladores e empresários em uma visita a Taiwan. Ele se encontrou com a presidente, Tsai Ing-wen, e fez um discurso no parlamento taiwanês.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am