Ministro das Relações Exteriores da China encontra-se com oficial do Talibã e oferece apoio
O Ministro das Relações Exteriores da China ofereceu apoio contínuo ao Afeganistão em uma reunião com um alto funcionário talibã no Qatar.
O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou que o ministro, Wang Yi, manteve conversações com o mulá Abdul Ghani Baradar na capital do Catar, Doha, na segunda-feira (25). Baradar é o primeiro vice-primeiro-ministro interino do governo provisório do Talibã.
Durante a reunião, Wang disse que a China tem exortado os Estados Unidos e outras nações ocidentais a levantar as sanções contra o Afeganistão para ajudar o país a seguir um caminho de desenvolvimento sólido.
Wang, então, exortou o Talibã a proteger os direitos das mulheres e crianças, e manter distância de todas as organizações terroristas, incluindo o Movimento Islâmico do Turquestão Oriental.
Ele busca a independência da Região Autônoma Xinjiang Uygur da China, que faz fronteira com o Afeganistão.
Baradar expressou gratidão pelo apoio da China. Ele disse que o Talibã pretende proteger os direitos das mulheres e crianças e não as privará do acesso à educação e às oportunidades de trabalho.
Ele prosseguiu dizendo que o Talibã não permitirá que nenhum indivíduo ou grupo faça qualquer mal à China.
Wang também deve se encontrar com o ministro interino das relações exteriores do Talibã, Amir Khan Muttaqi.
Observadores dizem que a China, aparentemente, quer aumentar sua influência sobre o Afeganistão enquanto os Estados Unidos e outros países ocidentais esperam para ver que medidas o governo interino do Talibã toma.
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
















