Militares americanos fazem testes de armas hipersônicas
O Departamento de Defesa dos EUA confirma ter realizado uma série de testes relacionados a armas hipersônicas. O país está em uma corrida com seus rivais, particularmente a China, para desenvolver tais armas.
As armas hipersônicas podem viajar a mais de cinco vezes a velocidade do som enquanto mudam de curso, o que significa que podem retirar dos adversários o tempo de reação e são mais difíceis de interceptar.
O Pentágono relata que a Marinha e o Exército dos EUA testaram seus protótipos de componentes de armas hipersônicas lançando foguetes a partir de uma instalação da NASA na Virgínia, nesta quarta-feira (20). O Pentágono acrescentou que o teste foi bem sucedido.
O Pentágono disse que o teste “demonstrou tecnologias hipersônicas avançadas, capacidades e protótipos de sistemas em um ambiente operacional realista”.
Também observou que os EUA buscarão o lançamento de mísseis hipersônicos durante a primeira metade da década de 2020.
Enquanto isso, os meios de comunicação dos EUA disseram que um teste semelhante feito pelos militares no Alasca na quinta-feira (21) não foi bem sucedido. Eles disseram que o lançamento de um foguete impulsionador com um veículo planador hipersônico em desenvolvimento falhou devido a problemas técnicos.
A corrida global para desenvolver armas hipersônicas está se intensificando entre os EUA, China, Rússia e outros países.
No início deste mês, a mídia britânica noticiou que a China testou um míssil hipersônico com capacidade nuclear em julho e agosto. Segundo informações, os militares chineses lançaram um foguete carregando um veículo de planador hipersônico. A reportagem dizia que o míssil voou por um espaço de baixa órbita antes de se dirigir ao seu alvo.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am