Malásia protesta contra atividades marítimas da China
A Malásia convocou o embaixador da China em Kuala Lumpur para protestar contra as atividades marítimas de Pequim em suas águas territoriais no Mar do Sul da China.
Autoridades do Ministério das Relações Exteriores da Malásia dizem que o protesto foi contra a presença de embarcações chinesas em sua zona econômica exclusiva, perto de Bornéu.
Eles dizem que a posição da Malásia é baseada no direito internacional. Os navios de pesquisa chineses foram vistos no final do mês passado na zona econômica exclusiva da Malásia. Mas os funcionários não disseram se o protesto estava relacionado a esse caso.
A Malásia também convocou o embaixador chinês em junho depois que 16 aviões militares chineses foram detectados em sua zona marítima. O incidente levou a Malásia a enviar caça para interceptação.
Pequim reivindica a jurisdição sobre a maior parte do Mar do Sul da China. Sua crescente presença tornou-se uma fonte de controvérsia e vigilância com outros países que têm reivindicações concorrentes nas águas disputadas.
- EUA apreendem petroleiro que havia atracado na Venezuela - 21 de dezembro de 2025 9:59 pm
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am

