Malásia e Indonésia desapontadas com Myanmar
A Malásia e a Indonésia expressaram desapontamento com a falta de progresso da junta de Myanmar na implementação de um plano de paz acordado com a ASEAN.
O Ministro das Relações Exteriores da Malásia Saifuddin Abdullah e seu homólogo indonésio Retno Marsudi reuniram-se em Jacarta nesta segunda-feira (18). Ambos os ministros apoiam a decisão da ASEAN de excluir os militares de Myanmar da cúpula da ASEAN na próxima semana.
Eles também discutiram o plano de implementação de submarinos nucleares AUKUS sob um novo pacto de segurança envolvendo a Austrália, os Estados Unidos e o Reino Unido. Sob o novo pacto trilateral, os Estados Unidos e o Reino Unido ajudarão a Austrália a adquirir submarinos movidos a energia nuclear.
Os ministros expressaram, conjuntamente, a preocupação de que o pacto poderia levar a uma corrida armamentista na ASEAN e no Mar do Sul da China.
O ministro malaio disse que seu país está pronto para fortalecer a cooperação efetiva com a Indonésia e outros vizinhos regionais. Ele disse que o objetivo é promover e defender o sudeste asiático como uma região pacífica, estável, em desenvolvimento e próspera.
Enquanto isso, as Filipinas apoiaram a AUKUS, dizendo que ele oferece um contrapeso necessário a uma China cada vez mais assertiva.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















