Mais de 300 funcionários afegãos partem para o Japão
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu, disse que mais de 300 afegãos que trabalharam para a Embaixada do Japão e uma agência afiliada ao governo deixaram o Afeganistão, observando que 118 deles já chegaram ao Japão.
Motegi estava falou em uma conferência de imprensa regular na terça-feira (12).
Ele disse que os evacuados eram afegãos que trabalhavam para a Embaixada do Japão e para a Agência de Cooperação Internacional do Japão, ou apan International Cooperation Agency – JICA, assim como membros de suas famílias.
Ele também disse que cerca de 50 deles chegariam ao aeroporto de Narita, perto de Tóquio, nesta quarta-feira (13).
O governo japonês planeja continuar a prestar assistência a mais cerca de 200 afegãos que procuram deixar o país.
Motegi disse que o governo fará esforços através dos canais diplomáticos, incluindo negociações com o Talibã, enquanto coopera estreitamente com os Estados Unidos, o Qatar e outras partes.
- Banda OpCritical lança “Not Alone” em defesa dos direitos civis - 24 de fevereiro de 2026 12:59 am
- Festival em Tóquio destaca peixes de Fukushima 15 anos após desastre nuclear - 24 de fevereiro de 2026 12:48 am
- Evento do Dia de Takeshima reacende disputa territorial com Coreia do Sul - 24 de fevereiro de 2026 12:43 am




















