Kishida mantém conversações telefônicas com Xi
O novo primeiro-ministro japonês Kishida Fumio exortou o presidente chinês Xi Jinping a construir conjuntamente laços bilaterais construtivos e estáveis.
Os dois líderes falaram ao telefone por cerca de 30 minutos na sexta-feira (8). Foi a primeira conversa deles desde que Kishida tomou posse.
O líder japonês transmitiu sua disposição para o diálogo sobre uma série de questões entre os dois países.
Após as conversas, Kishida disse aos repórteres que a dupla discutiu as situações em Hong Kong e na Região Autônoma de Xinjiang Uygur.
Kishida também disse que levantou a questão das Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental. O Japão controla as ilhas. O governo japonês afirma que elas são uma parte inerente do território do Japão. A China e Taiwan as reivindicam.
Kishida disse que eles não discutiram a proposta da China de aderir ao principal pacto comercial conhecido como Acordo Abrangente e Progressivo de Parceria Trans-Pacífico, nem uma visita estatal de Xi ao Japão. O líder chinês havia sido programado para vir em abril de 2020, mas o plano foi adiado devido ao coronavírus chinês.
O Ministério das Relações Exteriores da China informa que Xi disse a Kishida que seu país quer impulsionar o diálogo e a cooperação de acordo com as exigências da nova era.
Xi também foi citado como tendo dito que os dois países deveriam lidar adequadamente com questões sensíveis, tais como eventos históricos e Taiwan.
No próximo ano, o Japão e a China completam 50 anos desde a normalização dos laços bilaterais.
- Putin e Trump devem se reunir nos próximos dias - 8 de agosto de 2025 5:36 am
- Polícia de Tóquio pede desculpas por prisões injustas - 8 de agosto de 2025 5:31 am
- Alerta de forte chuva emitido para Kirishima - 8 de agosto de 2025 5:25 am