Kishida expressa apoio às perspectivas da ASEAN
O primeiro-ministro japonês Kishida Fumio manifestou total apoio aoconceito da ASEAN sobre o Indo-Pacífico e se comprometeu a trabalhar com o bloco de 10 membros em prol da paz e estabilidade regional.
Na quarta-feira (27), Kishida participou de uma cúpula on-line da Associação das Nações do Sudeste Asiático e dos três parceiros de diálogo Japão, China e Coréia do Sul.
Kishida expressou seu apoio total às “Perspectivas da ASEAN sobre o Indo-Pacífico”, dizendo que compartilha os princípios essenciais, com a iniciativa do Japão, para um “Indo-Pacífico Livre e Aberto”.
Kishida também se referiu ao recente lançamento de mísseis balísticos na Coréia do Norte. Ele disse que a Coréia do Norte está ameaçando a paz e a segurança da região e da comunidade internacional.
Kishida pediu a plena implementação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU em relação aos lançamentos de mísseis balísticos da Coréia do Norte. Ele também apelou para outros países para ajudar a resolver imediatamente a questão dos cidadãos japoneses sequestrados na Coréia do Norte.
Kishida também falou sobre o aumento do preço do petróleo bruto e preocupações sobre seu impacto na economia global, e expressou a vontade do Japão de trabalhar com outros países para ajudar a estabilizar o mercado.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am